Conteúdo relevante é toda publicação feita ou compartilhada por você, em seus canais de comunicação, que faça diferença para sua audiência. Como mensurar isso e entender se o que você tem a dizer é relevante ou não é o segredo.
É possível que você já tenha ouvido a afirmação “conteúdo é rei” quando pesquisou por informações acerca de estratégias para redes sociais. Essa frase, muito difundida por profissionais de marketing digital, deveria ser um mantra para quem trabalha com redes sociais.
Redes sociais são canais de comunicação, espaço dedicado ao relacionamento entre quem segue e quem é seguido. Se você nunca olhou para uma rede social sob essa perspectiva, talvez seja por isso que sua estratégia não esteja tão vindoura assim e fez você chegar até este post aqui. Entender que rede social é canal de relacionamento é fundamental para sua estratégia.
O relacionamento em uma rede social acontece quando o conteúdo que foi publicado por você recebeu likes, comentários e compartilhamentos. É importante ressaltar que isso só acontece quando sua base de seguidores, que teve acesso ao conteúdo publicado por você, gostou. Até aqui, nenhuma novidade, mas prever antes de publicar se o conteúdo receberá likes, comentários e etc são o que você precisa saber antes de começar a criá-lo. Não precisa se desesperar porque eu vou te dar três dicas valiosas para te ajudar a produzir conteúdo relevante.
1) Conteúdo relevante só poder feito quando se sabe quem é o público
Você já deve ter visto também em artigos sobre marketing digital pautas relacionadas às personas, certo? Uma persona é a personificação do seu público alvo. É mais do que saber dele sua idade, local que vive, gênero e renda. Criar uma persona tem a ver coma identificação de hábitos, anseios, comportamento online, consumo e qualquer outra informação do seu público alvo necessária para produzir conteúdo relevante a ele.
Se você ainda não sabe essas informações, pesquise olhando no perfil dos seus seguidores. Siga alguns de volta para observar com o que eles costumam interagir nas redes sociais. Essa pequena análise vai te ajudar a produzir os conteúdos que eles realmente querem consumir.
2) Escolha o tema de seu conteúdo relevante com base no seu maior conhecimento
Se você vai começar agora a ingressar na produção de conteúdos relevantes voltados para o seu público, comece por áreas que você realmente domina e tem prazer em fazer. A chance de você fazer bem feito algo que te dá prazer é muito maior.
Para você produzir um conteúdo relevante é preciso estudo e análise. Sendo assim, estudar algo que você gosta e já tem conhecimento preestabelecido é muito mais fácil e gostoso. Já é trabalhoso demais produzir conteúdo relevante, ter que fazê-lo sobre um assunto que dará mais trabalho ainda para pesquisa vai te levar a exaustão.
3) Tenha planejamento e calendários de conteúdo relevante
Planejamento é a base de qualquer estratégia de marketing digital bem feita, inicie sua produção de conteúdo relevante por ela.
Após analisar e pesquisar seus seguidores, faça uma lista de assuntos que você pode produzir conteúdos relevantes. Depois disso, crie um calendário de publicações para que você organizar seus posts e não repita temas em um curto espaço de tempo.
Aproveite todo o conteúdo relevante produzido por você em outros tipos de formatos também, assim você pode dispará-lo de diversas formas e melhor aproveitar todo o trabalho que você teve.
Um post para blog, por exemplo, pode virar uma série post para o facebook, uma live para o instagram, um vídeo para o Youtube e uma versão com mais opinião para o seu linkedin. Entenda que cada uma das redes sociais aceita formatos diferentes e que o comportamento do público – nessas redes – também é diferente.
Não se limite e nem tente inventar nada extraordinário, aproveite ao máximo uma ideia de conteúdo que tiver e, se ele atender a essas três dicas básicas, com certeza será relevante para sua audiência.