Marketing digital para micro e pequenas empresas

Marketing digital é composto pelas atividades online realizadas com a finalidade de atração, relacionamento e geração de autoridade para uma marca ou empresa. É para qualquer pessoa, jurídica ou física, do autônomo ao grande empresário e para as micro e pequenas empresas é uma saída e tanto para se manterem no mercado.

No post sobre inbound marketing, eu trouxe a reflexão sobre a importância dessa excelente maneira de fazer marketing para os profissionais autônomos, principalmente aqueles cujas profissões são extremamente regulamentadas.

Mas como o marketing digital e mesmo o inbound marketing podem ajudar os micro e pequenos empresários?

Se você não leu o post sobre inbound marketing, eu sugiro que você pare agora mesmo este aqui e vá até ele. Leia-o e depois volte.

Como o marketing digital funciona?

Primeiramente é importante você saber que tanto o marketing online quanto o offline não têm como objetivo vender. Isso é uma atribuição do setor de vendas. Marketing tem como objetivo a geração de oportunidades para que então o setor de vendas possa fazer sua parte e aí sim aumentar o seu faturamento.

Em segundo, é fundamental que você saiba que marketing digital é mensurável, numericamente, e que sendo assim é inevitável que um plano seja iniciado pela definição de um objetivo. O que sua empresa espera alcançar com a ação que será realizada?

Sem essa resposta, nem avance.

Em que consiste o marketing digital?

Marketing digital se baseia na atração, conversão, relacionamento e só então o lead – pessoa que demonstra um possível interesse em seu produto ou serviço – é encaminhado para a  venda. Nunca antes na história empresarial os setores de marketing e de vendas estiveram tão próximos.

Essa jornada do lead é conhecida como funil de vendas ou jornada do consumidor. Você também vai encontrá-lo como funil de marketing.

Há alguns autores que não consideram como lead uma pessoa que está em estágio de descoberta de sua empresa, mas o objetivo é fazer com que ele adentre o funil e seja transformado em um lead qualificado preparado para ser persuadido pelo setor de vendas.

Essa jornada dentro do funil não é linear. Um lead pode ser capturado por um conteúdo de meio de funil, por exemplo, e não descer para a fase posterior, retornando ao topo. É preciso que você não se frustre com isso e saiba entender quem realmente é um lead qualificado para continuar com sua nutrição, ou seja, com a entrega de conteúdos relevantes a ele. 

É possível que seus leads não venham a se qualificar e nenhum se torne um cliente de fato, mas não é por isso que você não continuará o relacionamento com ele. O que você terá de fazer é definir quais conteúdos e quanto de tempo e investimento você destinará ao lead não qualificado. 

O funil de vendas  

O funil de vendas tem basicamente quatro etapas: descoberta, reconhecimento, decisão e compra. Você vai melhor entender quando transformar cada uma dessas etapas em pessoas.

Descoberta = visitante. Viu seu conteúdo e foi atraído por ele. Engajou sem muita dificuldade e sem deixar nenhum dado para sua empresa.

Reconhecimento = lead. Nessa etapa a pessoa reconhece que tem um problema e que precisa de ajuda. Ela consumiu algum conteúdo que precisou de cadastro, como uma webaula, por exemplo. 

Decisão = oportunidade. O lead converteu em algum – ou vários – conteúdo que você compartilhou que parecia ser a solução do problema reconhecido na etapa dois. Ele considera a contratação do seu serviço.

Venda = cliente. Parabéns! Você conseguiu transformar um lead em cliente e aumentou seu faturamento.

Para cada etapa do funil de vendas sua micro ou pequena empresa trabalhará conteúdos específicos que vão levar o lead até a finalização da compra.

Como informado nos primeiros parágrafos deste post, o trabalho do marketing digital termina na terceira etapa do funil, decisão, que é quando o lead tornar-se uma oportunidade e agora será trabalhado pelo setor de vendas. 

Uma dica preciosa: Se seu lead foi qualificado, converteu em seus conteúdos e interage com você, entre em contato com ele e tente uma venda direta. Ele já te conhece, já reconhece o problema e te considera como solução.

Marketing digital e marketing de conteúdo

O principal parceiro das estratégias adotadas pelo marketing digital é o marketing de conteúdo. Por marketing de conteúdo entende-se o marketing feito com base na entrega de conteúdos relevantes à audiência.

Sem marketing de conteúdo é muito mais difícil e oneroso fazer marketing digital, a menos que você tenha muito caixa para investir somente em anúncios, mas vou te advertir que após as redes sociais, que são verdadeiros espaços para relacionamento, escolher se comunicar ou mesmo atrair um interessado apenas com anúncios pagos não vai te levar ao sucesso.

No meu artigo crítico sobre o caso Krespinha eu fiz uma breve análise sobre a mudança do comportamento do consumidor em relação às marcas de acordo com a publicidade. Confira que vai te ajudar a entender os motivos de confiarmos mais no conteúdo de uma marca do que em seus anúncios.

A base do marketing de conteúdo é a relevância, ou seja, produzir conteúdos que o público tenha interesse e precise consumir como solução do problema. A partir do momento que ele consome um conteúdo que faça sentido, que o ajude, ele considera sua empresa como solução. 

Persona: O motivo do seu conteúdo relevante

Até aqui você já entendeu que marketing digital se faz com marketing de conteúdo e que um conteúdo para fazer um visitante virar lead e adentrar funil precisa ser relevante. Mas como saber isso sem publicá-lo? Identificando a sua persona.

Uma persona é a personificação do público alvo, é saber dele muito mais do que idade, gênero, local que vive e classe social. É saber sobre o seu comportamento, seu estilo, como vive e qual o problema sua empresa pode ajudar na solução.

Identificar uma persona não é simples e não deve ser vista apenas como um desejo. É preciso que a persona seja o mais real possível. Comece determinando os itens básicos de um público alvo e então vá construindo sua persona com características que você acredita que ela tenha.

Acredite, a identificação de uma persona vai te ajudar a produzir conteúdos que são verdadeiramente relevantes e te ajudar a chegar até o seu cliente ideal de forma mais concisa e mais certeira. 

Por que marketing digital é para minha micro ou pequena empresa?

Você chegou até aqui. Entendeu sobre os preceitos básicos do marketing digital, flertou com o marketing de conteúdo, viajou pela jornada do funil e conheceu o poder das personas, mas pode, ainda, estar se perguntando o motivo de marketing digital ser uma excelente saída para sua micro ou pequena empresa.

Bom, eu vou listar três razões para você:

Seu investimento em marketing digital é menor do que no offline

São muitas possibilidades de canais para distribuir seu conteúdo no ambiente online. Desde blogs a redes sociais, passando por anúncios em site ou mesmo patrocínios de eventos online ou lives, por exemplo. 

Além disso, as produções de peças digitais costumam ter custos menores do que as produções de materiais gráficos, por exemplo. Os custos gráficos ainda são onerosos e representam um grande comprometimento da verba destinada ao marketing. Se você tiver esta opção, maravilha. Se não tiver, principalmente se você foi atingido pela crise, invista no ambiente online.

Não basta estar presente, tem que se relacionar.

Relacionamento de empresas e público nunca foi um ponto tão importante. Nenhum meio é mais fácil de relacionar do que os canais online como as redes sociais, por exemplo. Elas são mais do que canais de comunicação e de marketing, elas são canais de relacionamento, verdadeiros SACs que vão te dar informações de graça acerca do comportamento do seu público e como ele vem interagindo com sua marca.

Para você fazer isso offline teria que providenciar uma equipe de call center ou mesmo um serviço de pesquisa.

Estamos em distanciamento social 

A única maneira de nos relacionarmos com nosso público nesse momento – com término indefinido – é por meios digitais. Se você já tem de estar ali para oferecer atendimento ao seu público, por que não está investindo em marketing digital?

As possibilidades de melhorar seu posicionamento online são inúmeras. Das soluções mais simples e de baixo orçamento até às mais elaboradas e de grande investimento.

O marketing digital veio para proporcionar que micro e pequenos empresários também possam fazer marketing e se promoverem de maneira profissional, não precisando fazer empréstimos para criar um anúncio de TV ou de rádio, por exemplo.

Marketing digital é a democratização das ações que antes somente eram possíveis as grandes empresas. Aproveite o momento e comece agora.

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