Quando a autenticidade é o grande trunfo no branding pessoal

Há cerca de duas semanas, a TV Globo deu início a edição de número 20 do Big Brother Brasil, o conhecido BBB. Neste ano, a emissora apresentou uma nova roupagem para o programa ao possibilitar que digitais influencers dividam o mesmo espaço com anônimos, numa clara, e por que não distópica, distinção entre camarote e pipoca, respectivamente.

No entanto, este post não é sobre o programa em si. Este post é sobre uma participante em específico que vem estampando os blogs de diversos profissionais de branding pessoal. Este post é sobre a digital influencer Manu Gavassi

Se você chegou até aqui  e não faz ideia de quem é a moça, convido-o a uma saída rápida do seu navegador até o explorar do seu Instagram. 

Voltando ao objetivo do post…

O motivo para a digital influencer ter estampado os posts de diversos profissionais de branding é o simples fato de ela fazer muito bem feito o posicionamento de sua marca pessoal. Para começo de conversa, no vídeo de apresentação da participante que veiculou na TV Globo dias antes do início do programa, Manu dizia não saber responder quem ela era e o resultado disso? Uma chuva de memes, dublagens no Tik Tok e infinitas publicações com a pergunta “Who the fuck is Manu Gavassi?”

É claro que o Instagram da digital influencer cresceu seu número de seguidores pelo fato de ela estar no BBB, mas a cada meme compartilhado, a cada dublagem feita e a cada hashtag com seu nome utilizada nas redes sociais, mais pessoas que não a conheciam ou que não acompanhavam o BBB, passaram a conhecê-la. 

Até aqui, eu estou falando de estratégias de marketing, mas a partir do início do programa o que se viu foi uma chuva de estratégias de branding muito bem pensadas e planejadas entre Manu e sua equipe. 

O perfil da digital influencer no  Instagram, a principal rede social por onde Manu Gavassi se conectava com o seu público antes de entrar no confinamento, passou a exibir uma série inédita de vídeos intitulada Garota Errada. Nos vídeos, a digital influencer fala sobre ter sobrevivido a mais uma semana no BBB, que ela chama de retiro espiritual – numa clara sátira ao programa. Nos vídeos,  Manu conta como não imaginava participar do programa – já criticado por ela várias vezes – além de usar a série como um convite para que o público a acompanhe e interaja em suas redes sociais ao mesmo tempo em que ela vai permanecendo na casa.

Mas além de uma excelente estratégia de marketing e de branding o que mais torna Manu Gavassi um case de sucesso? Sua autenticidade.

 Ah, Isa! Mas isso é só marketing, ela não deve ser assim.

Não sabemos, pessoinhas.  

O fato é que um dos conceitos básicos do branding pessoal é se conectar com o público de maneira verdadeira e íntima, aquela conexão gerada lá no sistema límbico que toca na personificação daquilo que o público se identifica e tem afinidade. Manu parece fazer isso com muita autenticidade e com um storytelling que coloca roteiristas no chinelo. 

Ainda não acredita que a digital influencer está com uma estratégia que se não a fizer ganhar o BBB, com certeza fará com que ela conquiste a carreira e a fama que corre atrás desde sua adolescência? Eu vou te provar com números:

Manu Gavassi aumentou em 32% seus seguidores no Instagram e eu não estou falando daquelas estratégias vazias para aumentar seguidor como métrica de vaidade. Ela aumentou organicamente graças a sua boa e planejada exposição. Além disso, seu nome é veiculado milhões de vezes em hashtags e memes, o que faz sua presença digital aumentar exponencialmente.

Naturalidade, espontaneidade e autenticidade jamais serão superadas por uma estratégia que consiste apenas em aparecer por aparecer. Quando estes itens estão presentes, o público percebe e se eles não forem verdadeiros, o público também perceberá.

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