Fazer lives durante a pandemia de COVID-19 ajuda ou atrapalha?

Há cerca de três semanas, nós brasileiros iniciamos o isolamento social de maneira oficial e, desde então, é live atrás de live lá no Instagram.

A estratégia que parece ter como objetivo “ajudar os seguidores a se manterem saudáveis em casa e alimentarem suas mentes com conteúdos gratuitos” parece mesmo uma ótima estratégia. Parece!

Lá no início do isolamento social, algumas marcas se mostraram grandes entendedoras do que poderia ser considerado marketing social e de fato começaram este trabalho de abrir seus conteúdos pagos para que seus seguidores pudessem acessá-los gratuitamente no momento da reclusão. De fato é uma importante estratégia que ajuda a agregar valor em longo prazo para sua marca, mas cuidado. Se o propósito claro com a ação não for esse, o tiro pode sair pela culatra.

O que, particularmente, eu tenho observado nas famigeradas lives é oportunismo barato. Sim, senhoras e senhores. Marcas pessoais e empresariais têm utilizado a funcionalidade do Instagram como forma de enaltecerem seus trabalhos sob a cortina mentirosa do conteúdo relevante. O velho marketing sendo usado por um veículo do novo marketing.

Uma pesquisa recente da Kantar que entrevistou mais de 500 brasileiros mostrou que 80% dos entrevistados concordam completamente que as marcas devem mostram de forma transparente seus esforços de combate à COVID-19. Em relação às ações desenvolvidas pelas marcas, 25% dos entrevistados desejam que elas sejam exemplos durante a pandemia; 21% querem que as marcas ajudem seus consumidores no dia a dia e 18% que elas usem seus veículos para informar sobre a situação pandêmica.

Embora a pesquisa discorra sobre marcas empresariais, é perfeitamente aplicável às marcas pessoais. Aquelas que utilizarem seus veículos exclusivamente para promoção de seus serviços, mesmo que em longo prazo, ou que o fizerem de maneira mascarada sob a perspectiva do conteúdo relevante gratuito, enfrentarão uma crise de imagem.

É importante que neste momento em que a atenção das pessoas está exclusivamente na preservação de suas vidas e de seus familiares, a empatia e o apoio prevaleçam ao lucro. Usar as lives simplesmente para promover sua imagem, seus produtos ou seus serviços só vai atrapalhar seu posicionamento. Seja criativo e útil neste momento.

news

Related News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *