Posicionamento e presença digital em tempo de pandemia de Coronavírus

Posicionamento é, em sua definição, o lugar que uma marca ocupa na mente do consumidor. Em termos menos teóricos é quando uma pessoa lembra-se da sua marca quando busca por uma solução para algo que ela precisa resolver – sua dor.

Neste momento peculiar de isolamento social, cabe ressaltar que a atenção das pessoas está na pandemia de Coronavírus. Não há espaço na mente de qualquer consumidor para itens que não estejam relacionados à sua sobrevivência e de sua família. No entanto, escolher ficar low profile (discreto) nesse momento pode acarretar perda de valor para sua marca.

Um recente estudo publicado pela Kantar apontou que 25% dos entrevistados acham importante que marcas comuniquem seus esforços para combater a pandemia. Outros 21%, que as marcas devem ser realistas e ajudarem seus consumidores. 

Embora a pesquisa tenha como base a análise de marcas empresariais, os dados também podem te ajudar a entender o que é importante ser feito por você – marca pessoal – neste momento e assim, ter um melhor posicionamento. E o primeiro ponto para estabelecer esse posicionamento no momento de crise é a presença digital. 

Presença digital e posicionamento online

Nunca se usou tanto a internet no mundo por razões óbvias – estamos em isolamento social – e com isso o alcance de suas publicações seja em rede social, em blog ou mesmo por e-mail fica cada vez mais disputado. 

Algumas marcas acreditam que manter a presença todo dia é importante para não ser esquecida e isso pode fazer sentido, dependendo da sua fatia de mercado. Outras acham que “menos é mais” e isso também pode fazer sentido, dependendo do seu objetivo estratégico. O que todo mundo concorda é que presença digital é importante. Porém, como se posicionar em tempos de crise?

O primeiro ponto a se pensar, eu já disse na introdução deste artigo – a atenção das pessoas está na pandemia. Com isso, não há espaço para empurrar vendas. Posicione-se de maneira a ajudar as pessoas, levando carinho, atenção e cuidado. É disso que todos estão precisando. Você pode não gerar venda imediata, mas garanto que você será lembrado.

Apresentar ideias que possam ajudar quem interage com sua marca como a criação de máscaras de tecido, por exemplo, é uma ótima ideia. Uma nova solução que pode minimizar a distância entre os amigos e família ou um material que vai ajudar nesse momento também serão bem vindos. As pessoas querem que você se importe com elas e com a situação que estamos vivendo.

Lembra quando há muito tempo eu falei sobre a importância da humanização de marcas? Pois é. Humanize 100% a sua. Responda, converse, promova interação. Quem não fizer isso agora, vai encontrar um novo mundo para se redefinir e provavelmente chegará em desvantagem nesta nova Era.  

Aproveite esse momento para se aproximar do seu público de uma maneira mais intimista, mesmo que seja para bater papo. Leve às pessoas o que elas precisam – cuidado. É isso que importa.

No início do confinamento, várias empresas liberaram gratuitamente seus cursos online, serviços e plataformas que pudessem ajudar o trabalho remoto. Isso pode até parecer perda de dinheiro para muitos, mas em médio prazo, isso pode até aumentar os lucros. Consumidores se lembrarão das marcas que estiveram ao seu lado nesse momento. 

Depois disso, todo mundo achou que liberar conteúdos gratuitos era a melhor pedida. Acontece que produzir conteúdos medianos só para mostrar que está oferecendo algo gratuito para seguidores é uma grande furada. Se for disponibilizar algo para ajudar ou para criar um posicionamento duradouro, que seja o seu conteúdo Premium. 

Quando as estratégias são pensadas com objetivo meramente lucrativo, o consumidor percebe. Percebe e guarda essa informação para levar em consideração quando precisar escolher, em um determinado momento, entre a sua marca e a marca concorrente. Por isso, muito cuidado em querer parecer algo com uma ação e na verdade ter outra intenção. Encontre a sua estratégia, o seu tom e a voz da sua marca para que você consiga manter uma presença digital verdadeira, coerente e útil. 

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