Marketing pessoal e branding pessoal são diferentes, mas diretamente relacionados. Em meio ao processo de promoção pessoal, o branding tem um papel fundamental e o marketing um papel essencial. Entender suas diferenças e aprender a utilizá-los tornarão suas estratégias mais assertivas.
Para entender a diferença entre marketing pessoal e branding pessoal é importante compreender o que é um e outro. Qualquer tipo de marketing seja ele digital, inbound, outbound, direto ou mesmo pessoal tem como objetivo a geração de oportunidades para uma marca ou para uma empresa.
Já o branding, comercial ou pessoal, tem como objetivo gerenciar a marca para que seu propósito seja entregue ao seu público. Isso quer dizer cuidar de seu posicionamento e reputação.
Eu gosto de explicar os dois como círculos, sendo o branding o maior e o marketing pessoal o menor dentro dele. Assim fica fácil entender a ideia de macro e micro, ou seja, branding pessoal é macro e marketing pessoal é micro.
Quais as diferenças práticas entre marketing pessoal e branding pessoal
A verdade é que todo mundo faz marketing pessoal todo dia sem pensar que está fazendo. Uma mão que você aperta firmemente ao final de uma reunião é marketing pessoal. Pensar em qual roupa você usará para aquela reunião ou apresentação é marketing pessoal. Preocupar-se com a maneira como você será percebido em ambiente profissional – ou não – é marketing pessoal.
Fazemos marketing pessoal sempre e é praticamente involuntário – que me perdoe os cientistas.
O branding pessoal é um processo e por isso mesmo não é algo que se constrói em uma hora de análise. O processo é investigativo e tem muito mais a ver com quem você é do que com o que você mostra.
O que você usa como marketing pessoal será traçado na sua estratégia de branding pessoal, pois os recursos e canais de marketing a serem utilizados estarão diretamente relacionados ao objetivo de branding da sua marca.
Para ficar mais fácil de entender, branding é trajeto. É o ponto de partida da sua marca até o ponto de chegada, ou seja, seu objetivo. No caminho a ser percorrido por sua marca é que entra o marketing pessoal.
Como saber de qual eu preciso?
De forma muito sucinta, qualquer pessoa que tem uma vida profissional, seja ela autônoma, empresária ou funcionária, precisa se preocupar com branding pessoal.
Todos nós somos marcas em um ambiente profissional e por isso mesmo devemos ter estratégias muito bem pensadas e avaliadas de acordo com o que desejamos para nossas carreiras.
É comum atribuírem ao branding apenas seu ponto final, a imagem. Uma imagem de marca é a representação de tudo o que sua marca é e, como falamos de branding pessoal, ela é a representação do que você é.
Se você é uma pessoa que ainda não identificou o caminho que deseja percorrer em sua carreira, uma pessoa que vem tentando estratégias para aumentar sua reputação no assunto que domina, você precisa de branding pessoal.
Agora, se você é alguém cuja reputação em sua área é muito reconhecida, mas precisa aumentar sua visibilidade, você precisa de marketing pessoal.
Por que meu conselho é começar pelo branding pessoal?
Independente de seu momento profissional, iniciar seu posicionamento de marca construindo estratégias de branding e gerenciando-as faz uma diferença incrível – e isso não é papo de consultora.
O processo de branding pessoal não vai apenas construir um plano de marketing pessoal para você executar e alcançar o seu objetivo, ele vai te ajudar a determinar o propósito de sua marca e como melhor se conectar com o seu público.
Mesmo que isso já esteja muito claro para você, se você nunca tiver passado por um processo de branding pessoal, é possível que você nunca tenha estudado seu público e sua marca a fundo. E se você não os conhece bem, como poderá se comunicar e se posicionar assertivamente?
Pense em um cozinheiro tradicional do interior. Ele tem excelentes receitas que deram certo durante anos. Conquistou o seu mercado fazendo marketing de indicação, ou seja, boca a boca. Porém, de repente, o comportamento do público muda e o que ele fazia para divulgar o produto já não resolve mais.
O cozinheiro sabe que seu produto é bom, é gostoso e agrada muitas pessoas, mas não sabe exatamente por quê. Esse por que é o que o branding pessoal te ajuda a descobrir e decodificar para então entrega-lo exatamente como o público deseja.
Marketing pessoal e branding pessoal são aliados e não se faz um sem pensar no outro.
Se este assunto te interessa, meu programa de aceleração de marca pessoal pode te ajudar.