Propósito de marca parece ter virado o trend topics durante a quarentena, mas seu conceito é muito mais simples do que parece e tem muito mais a ver com legado do que com qualquer outra estratégia que pareça render melhor posicionamento para sua marca.
Em vias mais diretas, propósito de marca é o porquê de sua existência. É a razão da sua marca existir, seja ela pessoal ou comercial.
Muitas vezes, ao criar uma marca, a identificação do propósito é deixada de lado em detrimento da viabilidade do negócio que a marca representa. É importante estudar mercado e entender se o negócio de sua marca tem prosperidade, mas isso não tem nada a ver com propósito.
Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê” define muito bem o que é propósito. O Golden Circle de Sinek propõe exatamente que a comunicação, seja pessoal ou de empresas, inicie-se de dentro para fora, ou seja, do “porquê” para o “o quê”.
Pode parecer estranho, mas a lógica do Golden Circle ajuda substancialmente na construção de uma comunicação forte e coesa com o público de uma marca, principalmente se ela for pessoal.
Entenda o propósito de sua marca
No Brasil, é muito comum as pessoas se apresentarem dizendo aquilo com o que trabalham:
“Eu sou publicitária e você?”
Isso seria um perfeito exemplo de conversa de algum app de paquera. No entanto, quando a pergunta retorna para o aprofundamento da resposta, muitas vezes não temos palavras.
Você saberia responder por que você faz o que você faz?
Durante essa jornada pelo Golden Circle, ao responder o porquê de sua marca existir, você consegue identificar também a melhor forma de entregar o seu propósito ao seu público e o que você faz para isso.
Assista ao vídeo do Simon Sinek e entenda como o porquê deve ser identificado por você:
Decodificando o porquê de sua marca pessoal existir
Simon Sinek comprova porque algumas marcas pessoais como Martin Luther King, por exemplo, influenciaram tantas pessoas. Certamente ele não foi o único bom orador de sua época e tampouco o único negro americano a sofrer com a segregação racial, mas ele influenciou uma multidão.
O motivo de Luther King, Nelson Mandela, Steve Jobs, Madre Tereza, Princesa Diana e tantas outras marcas pessoais fortes se comunicarem tão certeiramente com o público está na conexão criada com ele. Está no seu propósito comunicado por meio dessa conexão.
Identificar o propósito de sua marca pessoal é entender o legado que ela deixará para o mundo. Por que fazer isso é importante em uma esfera maior?
O grande erro das marcas pessoais é trazer o propósito para si. Imaginar que o seu propósito de marca é algo que deve responder aos seus anseios pessoais. Você nunca vai influenciar alguém – que e o princípio de um posicionamento – se você estiver pensando apenas em objetivo e não em propósito.
Três pontos são fundamentais para te ajudar a entender o propósito de sua marca pessoal:
- Em que você é bom?
- Qual o problema de um grupo, uma comunidade ou mesmo do mundo sua marca resolve?
- Quais são suas paixões, o que te move e influencia?
A identificação desses três pontos levará você ao porquê e somente então você pode partir para “o que” você faz, como no exemplo da Apple citado por Sinek no vídeo do tópico anterior.
Uma marca pessoal sem propósito é só mais uma
Ao chegar aqui, pode ter passado por sua cabeça que você não encontra propósito no que faz e por isso está cogitando mudar de área.
O propósito não tem a ver com sua área de atuação escolhida, tem a ver com a forma como você oferece seu serviço ou o seu produto. Não é um problema na escolha do seu segmento de atuação, mas sim no real motivo de todos os dias você acordar cedo e fazer o seu ofício.
As marcas pessoais cujos propósitos são mais bem determinados são aquelas em que a conexão com o público se faz de forma a influenciá-los, a criar verdadeiros advogados da marca.
Encontrar o seu propósito é muito mais importante do que criar estratégias para diferenciação e técnicas de posicionamento, pois se você não tem um motivo para fazer o que você faz, nenhuma estratégia será suficiente para posicionar sua marca pessoal e deixar o seu legado.