Os principais erros cometidos no gerenciamento de redes sociais

Redes sociais são canais de relacionamento. Plataformas onde o usuário escolhe seguir uma marca por afinidade, interesse ou mesmo diversão. Com o crescimento dessas plataformas, o interesse em utilizá-las para gerar oportunidades de vendas cresceu e, com isso, diversos equívocos estratégicos no gerenciamento de redes sociais também. Veja alguns deles neste artigo.

Uma rede social seja de compartilhamento de imagens,de  vídeos ou de textos nada mais é do que um canal de relacionamento. Por ter esse relacionamento criado a um clique, muitas vezes elas são confundidas com canais de venda, mas tecnicamente não são.

Quando um usuário opta por seguir uma determinada marca em seus perfis oficiais nas redes sociais, ele o faz pelo desejo de criar vínculo e estabelecer relacionamento com a marca. 

Partir deste princípio é a maneira mais eficaz de criar estratégias que posicionem bem as marcas no mundo online, já que ele é hoje dominado pelas redes sociais. Porém, engana-se quem acredita que apenas acumular seguidores e nitri-los com conteúdos diários é suficiente. A periodicidade de publicação, na verdade, é o primeiro erro na hora da gestão de redes sociais.

Periodicidade não significa publicar todo dia

É comum ouvir por aí que para ter um bom engajamento nas redes sociais é preciso estar presente diariamente, produzindo conteúdos relevantes, e às vezes até mais de uma vez por dia. Essa máxima já se mostrou ineficaz em diversas pesquisas realizadas por estudiosos do marketing digital.  

Cada perfil é composto por seguidores distintos que se comportam de maneira distinta. Sendo assim, uma fórmula única não vai resolver, pois cada seguidor é único. É como um medicamento para tratar determinada doença. Ele, provavelmente, servirá para grande parte das pessoas com o mesmo diagnóstico, mas, dependendo do grau da doença, a dosagem será diferente.

Outro ponto, além do comportamento do seguidor a ser analisado para determinar a periodicidade de publicações, está no número de seguidores que a marca possui na rede social. Se o perfil tem um número pequeno de seguidores – abaixo de 10 mil, por exemplo – é melhor que haja poucas publicações em uma semana para que ele seja entregue a grande parte dos seguidores. Quanto menor é um perfil, mais entrega – proporcionalmente falando – o algoritmo fará. 

É fato que manter a periodicidade é importante, mas isso não significa que você tem de postar qualquer coisa apenas para marcar presença todos os dias. Escolha algo realmente relevante para compartilhar com seu público e teste os dias a publicar para que assim possa analisar quais valem à pena e quais não.

Usar as redes sociais apenas como vitrine de produto

Esse é um erro clássico. Por mais que redes sociais como o Instagram, por exemplo, que é extremamente visual, funcionem muito bem como vitrine de produtos, utilizá-las somente dessa maneira é um grande equívoco, além de perda de oportunidade de melhorar o seu posicionamento como marca.

Partindo do princípio de que uma rede social é um canal de relacionamento, este é construído entre pessoas. Logo, utilizar seu espaço de relacionamento apenas com o intuito de aumentar vendas não vai funcionar.

Mescle conteúdos que mostrem o que é sua marca, criando um posicionamento para ela na rede. Fale com o seu seguidor de maneira humanizada e leve para ele dicas e informações úteis e não apenas ofertas de seus serviços e produtos. Invista no relacionamento humano.

Gerenciamento de redes sociais tem a ver com relacionamento

Desde os primeiros seres humanos, nós nos relacionamos. Seja por necessidade ou por afinidade, as relações entre humanos são parte do contexto social. Trazer esse entendimento para plataformas chamadas de redes sociais, ou seja, locais para criar laços em sociedade, parece bastante óbvio.

Parece, mas não é para muitas marcas e negócios que simplesmente não estão atentas ao que os seguidores de seus perfis têm a dizer. Fazer a gestão de um perfil em uma rede social não é programar posts e largar solto à sorte do algoritmo. Gerenciar um perfil é acompanhar o que seus seguidores estão falando sobre você e, principalmente, com você. 

Interaja com o público, responda comentários – mesmo que não dê para responder a todos – e crie laços. Essa é a melhor estratégia de rede social que você adotará para sua marca.

Utilizar um perfil seja no Instagram, no Facebook, no Linkedin ou mesmo no Youtube apenas como canal de venda, desvaloriza sua marca e perde grandes oportunidades de estudar seu público consumidor, além de perder a oportunidade de criar reputação para o seu negócio.

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