O Instagram é uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros. No mundo, ela tem um bilhão de usuários ativos. De grande visibilidade para marcas, as mudanças rotineiras no algoritmo e a competitividade com o Tik Tok torna o cuidado com o marketing pessoal ainda mais importante para extrair do Instagram benefícios para sua marca pessoal.
O Instagram iniciou sua jornada como rede social em 2010, disponível apenas a usuários de sistema IOS o que, na prática – ao menos no Brasil – a tornava uma rede social mais elitizada.
Em 2012, após seu sucesso já consolidado, o Instagram foi adquirido pelo Facebook por um bilhão de dólares, tornando a rede social ainda mais popular em esfera global.
Inicialmente – e durante a maior parte de sua existência – a única funcionalidade do app era a publicação de imagens. Hoje, a plataforma tem diversas funcionalidades para proporcionar uma experiência cada vez mais completa aos usuários, porém, o que mantém o Instagram vivo e popular é sua essência, ou seja, a publicação de imagens.
A percepção da imagem pessoal
Imagem, para marca pessoal, tem a ver com a maneira como o público te percebe, ou seja, é a reputação. Para branding, de modo pessoal ou comercial, é a materialização dos valores, da essência e do propósito de uma marca.
O ditado popular “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca se fez tão verdadeiro quanto agora em tempos conectados ao Instagram e a prova disso é que uma parcela muita pequena de seus seguidores não lê a legenda de uma publicação, embora ela seja fundamental – nunca deixe de fazê-la.
Preocupar-se com a imagem não é apenas se importar com a roupa, com a aparência ou com a maquiagem. Imagem de uma marca pessoal tem muito mais a ver com a comunicação do que propriamente com a estética. É aí que entra um ponto importante, a comunicação interpessoal.
O psicólogo armênio Albert Mehrabian publicou um estudo em 1967 que mapeou a composição da comunicação interpessoal, sendo 55% formada por linguagem corporal, 38% por linguagem vocal e 7% por linguagem verbal.
Isso não quer dizer que nossa comunicação não verbal tenha um maior peso na interpretação, apenas que é responsável pela maioria absoluta da composição do processo comunicativo, uma vez que a interpretação de nossa mensagem não é feita apenas com base nos códigos alfabeto-numéricos que usamos para nos comunicar, mas também decorre da maneira como o código é transformado em palavras e verbalizado.
Sendo assim, nossa imagem é percebida por nossa audiência, quando estamos em uma rede social, por meio de nossas expressões corporais, principalmente quando em foto e em vídeo.
Você já teve a impressão de uma pessoa estar dizendo algo em um vídeo e não transmitir por suas expressões faciais o que ela está verbalizando? Esses são verdadeiros ajustes em uma imagem que devem ser feitos para que você possa ter sua comunicação melhor interpretada.
Lembre-se que o Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagem e a sua deve estar completamente coerente com a mensagem que você deseja transmitir.
Marketing pessoal como venda de imagem
Primeiro que marketing não vende, quem vende é o vendedor, Marketing tem como objetivo proporcionar novas oportunidades que por ventura possam se concretizar em novos negócios.
O Marketing pessoal não tem como objetivo divulgar sua imagem o tempo todo, mas sim trazer à tona o posicionamento de sua marca pessoal.
Não há nada mais chato do que você entrar no perfil de uma pessoa no Instagram – ou em qualquer rede social – e só ter publicações dela falando de si. Isso não é marketing pessoal.
Tenham em mente que você promove sua imagem também quando você se posiciona sobre determinados assuntos que não estão necessariamente relacionados a você, como por exemplo, se envolver em uma causa social, principalmente se isso fizer sentido também para o seu público.
Você também faz um bom marketing pessoal quando compartilha ideias de outras pessoas – mesmo que possam ser concorrentes – que sejam de ajuda para seus seguidores.
Diversifique suas publicações para que você produza um marketing pessoal consciente, coerente e humano.
Marketing pessoal é 100% humano e o Instagram também
Toda rede social é lugar para relacionamento e isso somente é feito por humanos.
Importe-se com os comentários, com as DMs e com os reposts que você recebe em suas publicações. Dispense alguns minutos do seu dia para agradecer às pessoas que acharam tão interessante o que você publicou que pararam para dar dois cliques na tela.
Isso pode parecer exagero para você, mas se passar alguns minutos rolando seu feed verá que seu número de likes ou é automático ou é muito reduzido. Confira aí e me conte depois.
Além das inúmeras distrações que uma rolagem na tela traz, a concorrência de conteúdos no feed do seu seguidor é imensa. Não menospreze o like recebido e muito menos o comentário. Se alguém teve algo a te dizer, responda. Um comentário não respondido no Instagram pode ser equivalente ao “bom dia” que você deu e não recebeu de volta.
Não desperdice seu tempo com estratégias mirabolantes de marketing pessoal ou se preocupe exageradamente com sua imagem. Tenha em mente que ser um personagem fictício é a pior estratégia de marketing pessoal que você poderia ter.
As pessoas querem se relacionar com humanos e humanos não estão 100% de seu tempo bem arrumados, maquiados ou em ambientes extremamente luxuosos. Ser de verdade é sua melhor estratégia de marketing pessoal, por mais que o Instagram seja uma rede social de plástico.