martin luther king

Ter um propósito para sua marca pessoal não é importante somente para o posicionamento, mas também para ajudar na conexão com o público. Quando se fala em marca pessoal, o propósito se torna ainda mais vital para a reputação e para o reconhecimento.

É muito comum as pessoas acreditarem que propósito é uma missão de vida. Aquilo que a pessoa está predestinada a cumprir na terra. No entanto, um propósito é algo muito mais simples do que isso.

Qual marca sua marca quer deixar?

Por que você faz o que você faz?

Essas perguntas são estágios importantes que devem ser usadas para identificar o propósito da uma marca pessoal.

Propósito de marca é a razão de sua existência e, quando se trata de uma marca pessoal, a motivação, o prazer e a realização pessoal são muito relevantes para sua existência.

Como encontrar o propósito de uma marca pessoal

Simon Sinek desenvolveu um conceito denominado como Golden Circle ou Círculo Dourado. O conceito sugere que a comunicação de uma nova ideia seja realizada de dentro para fora, ou seja, primeiro deve-se dizer o motivo dessa nova ideia. Após, como ela será feita e somente então o que ela é.

Sinek desenvolveu este conceito observando empresas cujo envolvimento de suas equipes era mais frutífero quando as lideranças se comunicavam desta maneira com seus funcionários.

O que o Círculo Dourado propõe é que a comunicação não se limite em dizer seus diferenciais ou como fazer, mas sim o porquê de sua existência.

Esse conceito aplicado às marcas – pessoais ou não – promove ao consumidor uma conexão mais próspera, atingindo o ponto crucial para o relacionamento entre marcas e público que é a resolução de um problema.

O que a evolução humana nos ensinou sobre marcas

Nos primórdios da evolução humana, durante a revolução cognitiva, os homo sapiens começaram a desenvolver a linguagem. Essa linguagem era responsável por agrupar pessoas com maior grau de afinidade – naquele tempo pessoas aptas a caçar, a cuidar, a fazer guarda.

Essa maneira de agrupamento não mudou muito e, se reparar em seu grupo de amigos mais próximos, verá que mesmo com características e comportamentos diferentes, você e seus amigos provavelmente compartilham de valores de vida muito parecidos.

A percepção desses valores é o que promove uma conexão verdadeira e forte quando se trata de uma marca pessoal com o seu público. Se o público tem valores similares aos de uma marca, olhará para ela com mais afinidade e, provavelmente a, agrupará ao seu meio. No entanto, isso não é o bastante. É necessário que uma marca pessoal entregue ao público o que ele busca ou precisa.

Voltando à evolução, os primeiros homo sapiens – e até mesmo antes deles – andavam em bandos e não porque essa era sua característica nata, mas porque naquele tempo ou se era a caça ou se era o caçador e viver em bandos possibilitava maior chance deles serem os caçadores.

Pode-se concluir que a necessidade de proteção ou mesmo de sobrevivência fez com que os primeiros homo sapiens criassem o que hoje é conhecimento como comunidade.

Uma comunidade é um grupo de indivíduos que compartilham algo, podendo ser, inclusive, interesse em comum. Sendo assim, consumidores de uma mesma marca podem ser classificados como pertencentes a uma mesma comunidade.

Promessa e propósito de marca

Se marcas chegam a um grupo determinado de pessoas cujo interesse é similar e que se relacionam com ela por uma necessidade, qual é a necessidade que a marca pessoal resolverá para esta comunidade? Essa pergunta deve ser respondida com a entrega do seu propósito, também interpretado como promessa de marca, no entanto, existe uma sutil diferença.

Promessa de marca é o que o consumidor espera receber da marca a fim de solucionar seu problema. Já o propósito de marca é o motivo de sua existência. É o porquê do Círculo Dourado. Um propósito bem determinado é responsável por uma promessa que realmente seduz e conquista a audiência.

O propósito de uma marca geralmente é comunicado nas entrelinhas de seu slogan e também pode ser concretizado por meio das taglines – frases que tornam tangíveis os propósitos das marcas.

Tente olhar para a comunicação das marcas e captar qual seria o seu propósito.

Coca cola

Olhando para todas as grandes campanhas publicitárias da Coca Cola fica fácil identificar que seu público é a família ou os grupos de amigos (comunidade). Que sua promessa de marca é integrar pessoas, proporcionando momentos felizes. Conseguiu visualizar o propósito da Coca Cola? Assista à propaganda abaixo e talvez fique mais fácil.

Martin Luther King

Martin Luther King conseguiu envolver um número estrondoso de pessoas – não somente negros – em uma época onde não havia internet para promover grandes encontros com tanta rapidez, mas ele tinha um propósito que se conectada ao de todas aquelas pessoas: o sonho da igualdade racial. Ele não queria apenas o direito dos negros, ele queria a igualdade.  

O propósito de uma marca pessoal deve fazer sentido para você e não apenas se conectar com o público, no entanto, é importante que ele não seja uma resposta a uma satisfação pessoal. Marcas pessoais, ou comerciais, que conquistaram grandes reputações têm propósitos que influenciam diretamente as comunidades. Por isso, um propósito de marca tem muito mais  a ver com legado do que com objetivo.

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