Como criar uma presença digital forte

A situação de saúde pública que o mundo enfrenta obriga, de maneira brusca, que marcas e negócios estejam online para se manterem ativos. A linha entre ter uma boa presença digital e ter um excesso destrutivo de suas imagens é tênue, fazendo com que ela precise ser criada com muita estratégia e coerência.

Estar conectado é visto por muitos profissionais de marketing, comunicação e de branding como uma obrigação, mas a realidade de marcas e de negócios, principalmente dos pequenos, nem sempre torna essa máxima verdadeira.

Um dos pontos que torna difícil a presença digital para pequenos negócios, parte do orçamento. Em um negócio de micro ou pequeno porte, o proprietário, geralmente, é quem cuida de todos os processos – da logística à venda – e isso dificulta muito o cuidado e zelo necessários para uma presença digital que atenda às práticas do mercado.

Também por toda essa dificuldade e pelo acúmulo de funções, pequenos negócios e pequenas marcas caem em receitas prontas – geralmente criadas para grandes negócios – de que a presença digital é feita por postagens diárias e acompanhamento 24h.

Parece óbvio ao analisar a definição da palavra presença que tem seu significado como a existência ou comparência de uma pessoa em um lugar. No entanto, em nenhum dicionário diz que presença é o mesmo que diariamente. 

Estar presente é diferente de estar todos os dias

Estar presente em um ambiente digital seja em um blog, em um site ou em uma rede social não significa ter novidades diariamente. A publicação simplesmente pelo ato de publicar é um dos principais erros que marcas corporativas e, principalmente, marcas pessoais cometem

A presença digital se faz necessária para a construção de uma reputação, principalmente quando se trata de uma marca pessoal. Logo, o planejamento e a estratégia são fatores primordiais para que tal presença seja construída com coerência e objetividade. 

A partir do princípio de se ter algo a dizer, marcas e empresas iniciam seus planejamentos com mais coerência e gerando mais valor para sua audiência. Afinal, com tanta concorrência por aí, a audiência tem milésimos de segundos para ser impactada por uma publicação e se ela não disser nada de imediato, não tem porque estar ali.

A famigerada afirmação de que para ter presença digital é necessário publicar todos os dias vem da análise de grandes contas digitais, como de personalidades como os Kardashians. Esses perfis têm publicações diárias – e mais de uma por dia –  por uma questão que não é a realidade de pequenos negócios e de pequenas marcas: Eles têm milhões de seguidores.

Em uma rede social como o Instagram, por exemplo, em que a entrega do conteúdo de um perfil não é feita a mais do que 30% de sua audiência, tentar entregar conteúdos similares a mais pessoas em horários alternados de um mesmo dia é uma estratégia importante. É fato também que, quanto maior for um perfil no Instagram, mais difícil será chegar em sua base de seguidores. Mas isso é tema para outro post.

Do que é feita uma presença digital forte

Pequenos negócios e pequenas marcas confundem presença digital com estar nas redes sociais diariamente, mas não é somente de rede social que vive o ambiente digital.

Parte importante de uma estratégia digital que dê resultados é pensar nas ferramentas mais adequadas que apoiarão sua presença e que ajudarão com que marcas sejam lembradas por consumidores na hora da compra de um produto ou da contratação de um serviço. É isso que é posicionamento.

Dentre as principais ferramentas que conduzem a jornada da presença digital estão:

  • Site
  • Blog
  • Redes sociais
  • Google meu negócio
  • E-mail marketing

Para cada ferramenta existem estratégias que vão conduzir uma marca ou um negócio ao posicionamento adequado e à uma presença digital forte e, o mais importante, que trará resultados.

É importante esclarecer que, em muitos casos, a estratégia mais efetiva é criar uma única ação que possa ser entregue por todas as ferramentas listadas acima, desde que haja a adequação de formato e da linguagem para tal, lançando mão assim de uma estratégia de crossmedia.

Site

Um site é o seu endereço na internet e por isso mesmo é uma ferramenta importante para uma presença digital forte.

Quando um negócio ou uma marca entende a importância de estar online, é comum imaginar o início do caminho pela rede social e isso não é exatamente errado. Ocorre que, quando um perfil é criado em uma rede social, é como se ele morasse ali de favor.

 Um perfil em uma rede social  usa um endereço de uma plataforma – a própria rede –  que não é sua e, sendo assim, está sob as leis e normas daquela plataforma. Por isso, fica à mercê das alterações de algoritmo e outras que, muitas vezes, dificultam o sucesso de uma ação pensada para aquele local.

Já um site é o completo oposto disso. Um site é um endereço próprio. É a casa própria e, sendo assim, as regras são suas. Além disso, ter um site próprio ajuda no rankeamento do Google, colocando sua marca ou o seu negócio como uma opção nas buscas.

Blog

Um blog pode ser parte de um site ou pode ser a parte, mas também funciona com a mesma lógica do site. A de ser um endereço próprio.

Além de também ajudar sua marca ou o seu negócio a se posicionar online, um blog ajuda a criar reputação graças à sua função de disseminar informações acerca de assuntos diversos

Com um blog bem planejado, uma marca pode criar conteúdos mais densos que demonstrem todo o seu conhecimento sobre o segmento de atuação e que contribuam em todas as fases da jornada de compra, esteja o consumidor na descoberta, no reconhecimento, na consideração ou na decisão.

Além disso, os conteúdos de um blog podem ser distribuídos nas redes sociais, aproveitado como CTA para um site e também para nutrir os leads por e-mail. Toda essa organização auxilia na presença digital e a fortifica. 

Redes sociais

As redes sociais podem ser interpretadas como importantes canais de promoção, mas também são canais de relacionamento. Isso porque a lógica das redes sociais é a conexão entre pessoas.

Muitos negócios e marcas desprezam essa informação e acreditam que a publicação diária é a melhor estratégia para se manter presente digitalmente, mas isso é um grande erro.

Usar as redes sociais como ferramenta para criar sua presença digital deve levar em consideração o total conhecimento de sua audiência:

  • O que ela quer ver?
  • Com o que ela mais interage?
  • Ela deixa comentários, DMs, responde stories?

Além disso, adequar a voz e o tom de uma marca para a rede social escolhida é fundamental para garantir que sua presença digital seja forte e traga resultados. Do contrário, você pode até gerar uma crise de imagem ou, na melhor das hipóteses, ter apenas mais um trabalho sem obter resultados. 

Google meu negócio

Muitos negócios negligenciam a importância dessa ferramenta do Google, mas ela é um grande aliado, principalmente dos micros e pequenos negócios.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que não só ajuda sua marca ou o seu negócio a aparecer no Google, como também possibilita que seu negócio a utilize como um e-commerce. 

O ambiente é bastante amigável e simples, podendo o próprio pequeno empresário realizar sua gestão e utilizar recursos importantes como o catálogo de produtos e as avaliações para analisar os resultados e a percepção de seus clientes em relação aos seus produtos. 

E-mail marketing

Com toda certeza você já leu um artigo ou já viu algum anúncio no Instagram de algum “profissional de marketing” dizendo que o e-mail morreu

Essa é uma das grandes mentiras que você já se deparou e que foi criada para te convencer que investir apenas em redes sociais é o melhor caminho para ter uma presença digital forte.

O endereço de e-mail é um dos dados mais valiosos que uma pessoa pode fornecer a uma marca ou a um negócio, quando o contexto é o meio digital. Isso porque ele é como o número de telefone, algo muito pessoal fornecido apenas quando há o real interesse por parte da audiência.

Além disso, um e-mail com um assunto instigante e que esteja dentro dos anseios e desejo da persona tem grandes chances de ser aberto e, quando um e-mail é aberto, a atenção depositada em seu consumo é focada e direta, diferente do que ocorre nas redes sociais, por exemplo.

https://youtu.be/y-bxTkQbil0

Uma presença digital forte não tem a ver com quantas vezes seu negócio ou sua marca está aparecendo no ambiente digital, mas sim com planejamento, estratégia e alinhamento entre os objetivos da sua marca ou do seu negócio e os desejos da sua persona. Trata-se mais de coerência e qualidade do que de quantidade.

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