marketing para fonoaudiólogos

Marketing de conteúdo é sem dúvida a melhor maneira de divulgar serviços quando se trata de profissões extremamente regulamentadas, cuja legislação é muito específica e composta por códigos de éticas, como é o caso da Fonoaudiologia.

A Fonoaudiologia, assim como todas as demais profissões da área da saúde, tem uma regulamentação muito específica e um código de ética que determina o que pode ou não ser divulgado pelos profissionais. Sendo assim, algumas estratégias de marketing não podem ser realizadas pelos fonoaudiólogos.

O que muitos fonoaudiólogos não sabem é que promover seus serviços usando preço, promessas de melhorias ou ensinando exercícios para serem feitos pelos pacientes, além de ser infração ética, não é bom para sua imagem e reputação profissonal.

Diante disso, o marketing de conteúdo – diversas estratégias que tem como objetivo aumentar sua reputação com a promoção de conteúdos relevantes à audiência – é a melhor maneira de se fazer marketing para profissionais como os fonoaudiólogos.

O marketing de conteúdo visa promover o serviço ou produto sem fazer isso de forma explícita. A promoção acontece implicitamente pela reputação provocada pela estratégia.

Motivo 1: Você aumenta sua reputação

Aumentar reputação talvez seja o melhor fruto que o marketing de conteúdo vai proporcionar ao profissional ou à empresa.

O ato de distribuir conteúdos que realmente são relevantes para o público gera confiança no trabalho, interesse na audiência e, consequentemente, a reputação tão necessária em qualquer profissão.

O marketing de conteúdo possibilita que o fonoaudiólogo distribua todo o seu conhecimento e ajude outras pessoas que precisam dele. Isso não gera desinteresse por parte da audiência, muito pelo contrário, isso faz com que ela – a audiência – veja no profissional um ponto de referência importante para questões ligadas à sua área de atuação.

Motivo 2: Você tem inúmeras possibilidades de estratégias

A internet possibilita a utilização de diversos recursos e meios para a distribuição de conteúdos em inúmeros formatos. A diversidade de desses formatos possibilita que o fonoaudiólogo utilize um mesmo conteúdo em narrativas diferentes, alcançando públicos distintos.

A entrega de conteúdos com tema central divididos em formatos e narrativas diferentes é chamado de transmídia e é uma das estratégias mais eficazes de distribuição no marketing digital, possibilitando que seu posicionamento seja mais frutífero.

Dessa maneira, diferente do que ocorre no outbound marketing – estratégia de marketing que usa anúncios de forma ativa, chegando até o cliente e não o atraindo – no marketing de conteúdo, o cliente chega até o profissional por um interesse legítimo provocado pela reputação criada pela disseminação de conteúdos por parte dele – do profissional.

Motivo 3: Você faz o seu marketing

É claro que existem técnicas para a criação de estratégias de marketing de conteúdo, mas ninguém saberá mais sobre o seu ofício do que você.

O conteúdo relevante parte do princípio de entregar soluções para a persona – a personificação do público alvo – que o consumirá em diversos formatos e em diversas mídias. Sendo assim, o conhecimento necessário para que a entrega aconteça vem de você.

Como saber qual o interesse do público é uma dúvida que passa na cabeça de muitos fonoaudiólogos. Essa resposta somente você terá, pois essas dúvidas são diariamente apresentadas a você durante as consultas e terapias e somente você tem acesso a ela com o mínimo de ruído possível.

O que eu quero dizer com isso é que quando um cliente leva até você uma dúvida sobre um tratamento ou terapia ou mesmo quanto à sua condição, somente você a escutou e somente você, que é o profissional capacitado, saberá responder adequadamente.

Você pode ter um excelente redator para adequar seu conteúdo textual com as técnicas necessárias para obter melhores resultados em termos de comunicação e marketing afinal, ambos também são ciências e requerem profissionais capacitados para isso, mas somente você conhecerá os conceitos fundamentais para o esclarecimento das questões que aflige o cliente.

Tome nota: Aproveite as dúvidas de seus clientes para transformá-las em conteúdos simples, podendo ser textos longos ou micro textos em redes sociais. Seus atuais clientes são a personificação ideal do seu público alvo.

Motivo 4: Você terá um amplo ativo de conteúdo

Se tem uma coisa que todo profissional precisa saber ao adentrar o marketing digital é que conteúdo é matéria prima por aqui. Sendo assim, você sempre precisará dele para produzir estratégias digitais.

Ao investir seu tempo em marketing de conteúdo, você cria tanta matéria prima que depois poderá reaproveitar em outras estratégias digitais, deixando seu ativo de conteúdo sempre rotativo.

Reaproveite um texto para um blog que fez sobre “distúrbios de linguagem”, por exemplo, em uma publicação rápida para o seu Instagram e assim você sempre terá novas estratégias e novos conteúdos para criar sua reputação.

Motivo 5: Nenhum fonoaudiólogo faz marketing de conteúdo de verdade

É sério! Que tal ser o primeiro?

O que eu mais vejo nas estratégias digitais dos fonoaudiólogos é um consolidado de outbound marketing sendo feito para plataformas digitais onde ele não é bem visto ou aceito.

Quando vejo conteúdos sendo disseminados, eles, geralmente, têm como função atrair o público por meio de preço ou práticas que ferem o código de ética da Fonoaudiologia.

Lembre-se que, ao escolher seguir um profissional em qualquer plataforma digital, a escolha é do público e ele quer encontrar respostas para seus problemas. Seu objetivo é entregar o esclarecimento para ele de tal maneira que ele confie no seu trabalho e que, da plataforma digital, ele passe a ingressar também a sua agenda.

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