De Gabriela Pugliesi a anônimos, pessoas são canceladas nas redes sociais todos os dias. Como esta cultura da intolerância pode trazer problemas de imagem e como as marcas pessoais devem lidar com o cancelamento nas redes sociais?
Desde a popularização das redes sociais e da evolução de seus algoritmos – prontos para lhe oferecer a qualquer momento mais e mais conteúdos de acordo com o seu interesse – a segmentação de um público específico conhecidos como haters cresceu bastante.
Os haters são pessoas que usam a tela de seus smartphones ou de seus computadores como escudo para disseminar palavras de ódio contra determinadas pessoas – públicas ou não – nas redes sociais geralmente por discordarem de suas opiniões.
Durante a pandemia do novo Coronavírus, o caso mais marcante foi o da digital influencer Gabriela Pugliesi que, embora estivesse errada por infringir uma política de saúde pública, teve a infelicidade de beber demais, exaltar-se e postar um vídeo falando “bobagens”, segundo a própria.
No caso da influencer, a crise não foi apenas em sua imagem. O ocorrido repercutiu financeiramente a ela por meio de rescisões contratuais com marcas cuja divulgação era feita por Gabriela. Porém, o mais marcante nisso tudo é o que este comportamento dos haters pode acarretar psicologicamente para a vida de uma pessoa alvo do cancelamento.
Psicólogos advertem para os impactos nocivos das redes sociais há anos e até mesmo os idealizadores de algumas dessas redes concordam, como bem elucidado no documentário “O dilema das redes”, disponível na Netflix.
Se você acha que ser cancelado é prerrogativa apenas de influencers com milhões de seguidores, você está enganade. Qualquer pessoa pode ser cancelada na internet, basta que ela não esteja seguindo um mesmo fluxo de pensamento ou que não tenha a mesma opinião que alguns de seus seguidores. Isso é o bastante para que você tenha um de seus posts printado e publicado fora de contexto, por exemplo, como aconteceu com Ícaro Carvalho recentemente.
Qual a melhor alternativa para sair disso?
Embora para algumas pessoas o cancelamento não traga grandes prejuízos financeiros, ele geralmente traz uma crise de imagem para a marca pessoal.
Para o tribunal da internet, não importa se você cometeu um deslize, se o seu post foi extraído do contexto, se você errou e se desculpou. Nada importa quando a fúria parece ser a única veia que pulsa nos haters.
Geralmente, os casos mais comuns de cancelamento são atitudes que influencers têm que fogem do idealizado pelo seguidor, como no caso da Gabriela Pugliesi. Quando isso ocorre, a crise de imagem é tanta que, muitas vezes, a melhor saída acaba sendo o distanciamento momentâneo.
Pedir desculpas não vai resolver, está verdadeiramente arrependide também não. Nada resolverá, sempre existirá uma parcela de seguidores prontos para te odiar pelos mesmos erros que eles cometem – verdade seja dita.
Nestes casos, optar pelo distanciamento e por se manter offline é uma saída interessante, mas o retorno tem de ser pensado e muito bem planejado para evitar um caos ainda maior para a imagem da marca. No entanto, simplesmente desaparecer sem nenhuma explicação pode ser um grande fiasco.
Vale esclarecer que cada situação tem especificidades e características muito próprias que merecem total análise e atenção para que então a melhor estratégia seja adotada.
Dicas para você evitar situações que te coloque no foco do cancelamento nas redes sociais
Em caso de posts por vídeo, faça um roteiro do que você vai gravar, inclusive se for story. Esteja atente ao que será dito, pois um vídeo em que você aparece falando algo pode ser mais nocivo do que apenas uma foto com uma legenda inadequada.
Na dúvida do que publicar, sempre pense na relevância que o assunto tem para o seu público e para o seu posicionamento enquanto marca. Caso você esteja apenas emitindo opinião em um assunto do momento para mostrar seu apoio a alguma causa ou acontecimento na tentativa de chamar a atenção para si, é melhor não entrar nisso.
Ao emitir sua opinião na internet, você corre o risco de ser interpretado pela perspectiva de outra pessoa que só te conhece pelo superficial do que é veiculado na plataforma. Por ser uma comunicação imediata, você pode não ter a chance de se explicar.
A melhor maneira de lidar com as redes sociais e com a política do cancelamento é analisando a imagem que você quer transmitir como marca e o seu público para que então você construa uma comunicação alinhada à sua verdade e ao interesse de quem te segue.
Este post teve sua linguagem ajustada para atender aos diversos gêneros.