Marketing pessoal: Você está fazendo certo?

Marketing pessoal tem sido interpretado e às vezes até como algo negativo durante muito anos, mas o motivo disso ocorrer está na maneira como as pessoas lidam com o marketing. 

É muito comum as pessoas perceberem e desejarem melhorar seu marketing pessoal, mas quando essa necessidade surge, geralmente, ela aponta para uma direção mais rasa que não leva em consideração uma série de coisas importantes na hora de estruturar estratégias pessoais que melhor promoverão uma pessoa.

Marketing por si só não vai operar milagre, pois ele tem como real objetivo promover um negócio ou uma marca a fim de que novas oportunidades sejam criadas. Tais oportunidades podem gerar lucro ou não. Às vezes, a promoção nem tem como finalidade a veia comercial, pode se tratar de melhorias em relacionamento com o cliente ou mesmo com os funcionários de uma empresa.

Nessa linha, o marketing pessoal se aplica de forma muito poderosa – se bem executado – uma vez que sua finalidade é utilizar ferramentas do marketing tradicional a fim de extrair as melhores condições de promoção para uma pessoa. É por isso que se perceber como marca faz toda diferença para entender a dinâmica do marketing pessoal.

Antes de correr para mudar sua foto de perfil no Instagram, leias os tópicos abaixo:

Marketing pessoal tem a ver com saber falar não

O primeiro ponto que você deve saber para realizar uma boa estratégia de marketing pessoal para si é saber falar não. Nem tudo deve ser aceito por você e nem todo lugar é importante para você estar.

Nenhuma publicação em rede social, nenhum convite para eventos corporativos ou mesmo para participar de palestras ou debates deve ser aceito sem que haja uma oportunidade por trás daquilo. Por exemplo:

Digamos que uma nutricionista que está em busca de melhor posição no mercado, atua na da nutrição atlética e foi convidada para participar de uma live de uma colega que trata especificamente da nutrição para doentes metabólicos. Qual é a intenção dela  ao convite? Não há.

Promover sua marca para a audiência dessa colega que, provavelmente, tem uma audiência construída com pessoas que se interessam por doenças metabólicas, não é muito assertivo para o momento profissional de nossa nutricionista.

Nem todos os convites que recebemos devem ser aceitos, apenas aqueles cuja a intenção lhe dê algum tipo de oportunidade que lhe faça sentido. 

Autoconhecimento é importante para sua estratégia

Uma das ferramentas mais conhecidas do marketing tradicional é a matriz swot que trata de uma análise detalhada dos pontos fracos e fortes de uma empresa ou marca e das oportunidades e ameaças representadas a ela de acordo com o mercado.

Pontos forte (strengths) e pontos fracos (weaknesses) tratam do ambiente organizacional interno e oportunidades (oportunities) e ameaças (threats) do ambiente externo. 

O que as pessoas não se atentam – porque não se percebem como marcas – é que a análise swot, tão amplamente estudada e aplicada em empresas de pequeno ou grande porte, é perfeitamente aplicável ao pessoal e não tem como iniciar uma boa estratégia de marketing pessoal sem entender quais são os seus pontos fortes e fracos.

Identificar o que você tem de melhor e o que você precisa melhorar para alcançar um objetivo desejável é o ponto de partida. A partir dessa autoanálise poderosa, você será capaz de perceber o que seus pontos fortes lhe proporcionam de oportunidades e o que os seus pontos fracos que precisam ser melhorados lhe proporcionam de ameaças na busca de seus objetivos.

Usemos o exemplo de nossa amiga nutricionista, vamos chamá-la de Carla. Carla tem uma comunicação interpessoal muito boa, não tem vergonha de gravar vídeos e gosta de redes sociais. Tudo isso são pontos fortes que podem lhe proporcionar a oportunidade de se promover digitalmente sem esforço e assim alcançar novas pessoas com suas publicações.

No entanto, Carla tem como ponto fraco a capacidade de organização. O que para ela pode repercutir em uma dificuldade de manter um cronograma de publicações que ao final de um trimestre, por exemplo, tenha feito Carla alcançar mais pessoas com suas publicações e assim se tornar mais conhecida no meio digital. 

Autoconhecimento para o marketing pessoal faz mais sentido do que você poderia imaginar, mas agora você já sabe.

Marketing pessoal é intencional

Outro ponto importante antes de começar a querer mudar a sua imagem pessoal e melhorar seu cartão de visita é entender que tudo no marketing pessoal tem intenção de ser, embora as melhores estratégias levem o público a pensar que não.

É impossível ser assertivo na sua estratégia de marketing pessoal se você não souber o porquê de fazer tal estratégia. Entender o que você deseja com aquela ação é mais do que um passo para criar uma estratégia. É o passo principal.

Tudo na vida requer objetivo, pois sem ele como saber se o caminho escolhido é o certo? Até para sair de casa você decide qual o melhor caminho para chegar ao seu destino. Então, por que você acha que marketing pessoal é só seguir uma receita de bolo que você encontrou na internet – muito provavelmente criada para a intenção de alguém que não é você – que você fará um bom marketing pessoal?

Determinar objetivo, entender os seus valores (de novo o autoconhecimento), escolher quais são os canais de comunicação ou de marketing que você escolherá para se promover tudo é feito a partir de uma intenção.

Essa intenção também moldará o seu comportamento, a sua comunicação, o que você publicará em uma rede social ou não. E antes que você pense que é preciso viver em amarras para ter uma boa estratégia de marketing pessoal, eu te digo que não é isso. Se isso passou por sua cabeça, você ainda não entendeu o que é marketing pessoal.Volte ao início do texto.

Não se trata de escolher o maior canal para se promover, mas sim de escolher com base na sua intenção. Não se trata de obedecer regras e receitas de bolo para utilizar as redes sociais, mas sim da intenção de fazer isso a fim de conquistar o seu objetivo de marketing pessoal. 

Marketing pessoal tem como objetivo criar oportunidades para uma pessoa. Essa pessoa é única e nenhuma receita ditada como regra vai servir para todo mundo.

Encontre o seu jeito de fazer marketing pessoal, encontre sua marca pessoal.

Outras ações que você conduzirá do seu jeito e que podem fazer parte do seu planejamento de marketing pessoal:

  • Cuidar da sua comunicação;
  • Frequentar eventos corporativos da sua área;
  • Fazer networking mesmo que no digital;
  • Cuidar da sua imagem pessoal;
  • Inteirar-se das notícias;
  • Ler diversos livros e artigos dos assuntos mais variados;
  • Nunca ficar imerso apenas no aprendizado de sua área de atuação.

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