marketing digital para micro e pequenos empresarios

O marketing digital é hoje a maneira mais democrática de promover o seu negócio. Isso acontece porque os grandes investimentos em marketing feitos até o início dos anos 2000, que eram condicionais para colocar uma marca no jogo, embora sigam necessários, não são os únicos decisivos para o sucesso de uma estratégia online.

O boom digital é inegável. Estamos vivendo em uma bolha onde todo mundo está conectado, mas será mesmo?

As características demográficas e sociais do Brasil nos colocam em situações muito diferentes e que são impossíveis de serem generalizadas. É por isso que dizer que todo mundo está online é um grande erro.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Um a cada três brasileiros tem ou está montando um negócio que tem como fator impulsionador disso a necessidade.

Uma pesquisa do IBGE apontou que cerca de 60% dessas empresas fecham antes de completarem seus cinco primeiros anos de vida. Isso ocorre, muito provavelmente, devido ao pouco planejamento na hora da abertura dessas empresas.

O pequeno empreendedor brasileiro não tem o hábito de estudar o mercado, realizar pesquisa, estudar seu público, modelar seu negócio e muito menos investir em marketing.

É fato que o investimento em marketing – até em grande empresas – geralmente é feito quando há um problema a ser solucionado, mas no caso do marketing digital, outras questões amplamente difundidas como “preciso estar no Instagram porque todo mundo está lá”, ajudam no entendimento errado de sua usabilidade.

Se seu público não está online, você não precisa de marketing digital

Lendo o subtítulo acima pode parecer óbvio, mas acredite, não é. Eu tenho certeza que você já ouviu por aí que o Facebook é a maior rede social do mundo e que todo mundo está lá. A parte inicial da afirmação é verdade, mas a segunda não. Tampouco é verdade que se o seu concorrente está em uma rede social específica, você também deve estar.

É importante entender que as redes sociais são canais de comunicação ou de marketing – se assim quiser entender – e que a escolha por qual plataforma adotar para se comunicar com seu público deve levar em consideração a relevância que ele tem para sua marca e a presença de quem a consumirá – seu público.

Marketing digital é mensurável e se seu canal de comunicação não está retornando nada para você, você só está tendo trabalho. Nada mais.

Práticas antigas de marketing não funcionam no digital

Antigamente, o marketing era feito para levar uma marca até o consumidor. Hoje, o caminho e o comportamento online trilhado e construído pela evolução do consumidor é bem diferente.

O consumidor é quem decide se quer ou não se relacionar com sua marca e quando fará isso. Por isso, usar os canais digitais com o objetivo de promover anúncios que comuniquem apenas uma venda ao seu público alvo não vai funcionar.

No marketing digital, o público espera que a marca crie um relacionado verdadeiro com ele e somente após uma reputação criada é que ele – o público – lhe dará uma oportunidade de, quem sabe, conhecer melhor o seu produto.

É por essa razão que, muitas vezes, as empresas investem muito em anúncios do Google ou mesmo das redes sociais que não performam o desejado.

Criar relacionamento e reputação para sua marca é o primeiro passo.

Marketing digital não é para o seu negócio se você não souber esperar

Eu comecei esse artigo dizendo que o marketing digital é a maneira mais democrática de se fazer marketing e eu já falei isso em outro artigo linkado acima, mas o resultado online é diferente do offline.

Você pode ser um micro ou um pequeno empresário e entender a necessidade de destinar uma parcela de seu faturamento – geralmente de 3% a 6% – em marketing, mas mesmo que você tenha um bom orçamento para tal, de nada vai adiantar se você não tiver estratégia.

A estratégia online se inicia com a identificação de sua persona – a personificação do seu público alvo – que você conhecerá tão bem que saberá direcionar exatamente o tipo de conteúdo que ela deseja consumir no momento oportuno, a fim de sanar sua dor.

Esse tal relacionamento baseado na entrega de conteúdo é a chave do marketing digital de hoje e essa construção demanda tempo, paciência, planejamento e certo investimento.

Quero finalizar este artigo lhe fazendo uma pergunta: Você está produzindo conteúdo ou apenas anunciando produtos e serviços?

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