o que é branding pessoal e como fazer?

A presença online tem trazido desafios e novas formas de posicionamento. O branding pessoal ou personal branding constrói marcas pessoais de maneira profissional e alinhadas a objetivos.

O termo personal branding apareceu pela primeira vez nas palavras de Tom Peters. De acordo com o grande Peters, personal branding trata de pessoas que comercializam a si como marcas. E é essa a premissa de um processo de personal branding ou de branding pessoal. Primeiro, é importante voltar e entender o que é branding.

Branding é a gestão de marca. Não se trata de criação de logotipo, é muito além disso. Na verdade, se fizermos a analogia entre branding e um iceberg, o logotipo seria apenas a parte visível do bloco de gelo. Tem muito mais envolvido em um processo de branding, além da parte visual de uma marca.

No branding pessoal não é diferente. Por se tratar de pessoas, o ponto autoconhecimento é fundamental e é o balizador das estratégias que serão criadas para o posicionamento da marca pessoal.

De acordo com o escritor gaúcho Arthur Bender, responsável por trazer o conceito de branding pessoal para o Brasil, trata-se de trajeto. Do ponto de partida de uma marca (pessoa) até onde ela quer chegar (objetivo). E dentro dessa perspectiva, eu explico para você como fazer branding pessoal.

Objetivo é o ponto de partida do branding pessoal

Determinar um objetivo, aquilo que se quer alcançar é o primeiro ponto que precisa ser levantado durante um processo de branding pessoal. Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve, diria Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas. A fábula entre Alice e o Gato é a melhor explicação que você vai ter sobre a importância de determinar um objetivo para a construção e gestão da sua marca pessoal.

Análise swot no branding pessoal também é importante

A Swot é uma das matrizes mais importantes do marketing – talvez seja a mais importante – e ela é responsável por analisar pontos fontes e fracos, referentes ao ambiente interno de uma empresa, e as oportunidades e ameaças, referentes ao mercado. fazer uma análise swot pessoal funciona bem como um estudo e como parte de seu processo de autoconhecimento. Daí, você pode levantará características importantes que poderão ser percebidas por seu público. Percepção é ouro no branding pessoal.

Valor e propósito são o coração do branding pessoal

Quando você compra um determinado produto e opta por uma marca, provavelmente o fez por uma experiência já vivida por você ou mesmo por um posicionamento que a marca teve, também é assim com marcas pessoais. Pessoas nos contratam por experiências que tiveram conosco – isso pode ser por consumo de algum conteúdo seu, por exemplo – ou mesmo porque nos posicionamos de forma a criar conexões verdadeiras com o público. Tudo isso tem a ver com propósito e com o valor que isso representa para sua marca pessoal – que será percebido por seu público.

Muitas pessoas acham que propósito tem a ver com mudar o mundo ou mesmo com missão de vida, em uma visão quase espiritual da coisa. Propósito não é exatamente isso e não é nada sobrenatural. Propósito tem a ver com legado. O que sua marca pessoal quer deixar para o mundo, para uma comunidade ou mesmo para as pessoas mais próximas?

Branding pessoal sem definição de público não existe

Se somos marcas, temos um público alvo, certo? Eu espero que ao chegar nesta parte do artigo você já tenha conseguido perceber isso. Ou você acredita que há marca sem público alvo? Espero que não.

Assim como na gestão de marcas comerciais, no branding pessoal conhecer e determinar muito bem o público alvo deve ser feito com base em estudo e muita análise. Entender como você é percebido por ele – se você já tiver um mercado – é um ponto crucial para iniciar o seu mapa de posicionamento e também lançar suas estratégias de marketing pessoal.

E aqui vai um desafio para os corajosos: Abra uma caixa de perguntas no seu story no Instagram e peça para as pessoas lhe dizerem a primeira palavra que vem à mente quando pensam em você. Depois me conta o que achou desse desafio. É dessa maneira que você quer ser lembrade? Se você não usar o Instagram, pergunte via whatsapp, e-mail ou pessoalmente para pessoas a sua escolha.

Conte sua história de forma engajada

Storytelling é o ato de contar histórias e por que isso funciona tão bem? Porque contar histórias é a maneira mais antiga que temos de nos comunicar. Fazemos isso mesmo quando nossas crianças (filhos ou não) ainda são bebês dentro do útero.

Quando construímos nossos stroytellings, iniciamos essa construção pensando na narrativa – claro – e então em como contaremos isso. Seremos mais diretes ou mais prolixes? Usaremos do humor ou não? Envolveremos em causas sociais ou nos absteremos disso? Essas, e muitas outras, decisões devem ser tomadas antes de você sair por aí compartilhando tudo o que você faz.

Escolher o tom e a voz da sua marca pessoal não está dissociado de quem você é e como quer ser lembrade. Não há como construir uma comunicação coesa com seu público sem que ela seja coerente com você.

Escolha aonde você quer estar

Qual será o canal de comunicação que a sua história será distribuída? Essa escolha tem a ver com o estudo do seu público alvo, mas também com os valores e com o propósito de sua marca pessoal, além de levar em consideração a sua afinidade com o canal, afinal uma marca pessoal não é algo intangível, trata-se de você.

Aproveite para manter sua presença digital ativa, mas tome cuidado para não se tornar um spam. Não há nada que transforme sua bela estratégia de marketing pessoal em uma catástrofe do que a superexposição da sua imagem.

E aqui vai uma dica de marketing digital: Cada canal online aceita determinados formatos e determinados tons para sua comunicação. Esteja atente a isso também na hora de escolher qual será o seu palco para brilhar.

Por fim, branding pessoal não é nada mágico que acontece para alguns por sorte, na verdade é coerência entre o que você é e aquilo que você mostra por aí.

Que tal construir e gerenciar você mesme sua marca pessoal? Isso é possível com meu e-book “Acelere sua marca pessoal”.

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