microvideos e microlearning

A era dos micros chegou revolucionando a comunicação online e a maneira como marcas e negócios se posicionam na internet. 2021 promete ser o ano dos microvídeos e do microlearning.

Sem nenhuma dúvida, o aplicativo que ganhou as manchetes e aumentou muito seu número de download em 2020 foi o Tik Tok. O crescimento da rede social chinesa aumentou seu valor de mercado e incomodou – e muito – um grande concorrente, o Instagram.

Analisar a receptividade de novas plataformas é sempre uma tarefa obrigatória aos profissionais de marketing, isso porque o boom de seu crescimento pode indicar um sucesso promissor e, se as pessoas estão usando a plataforma, ela se torna útil para o marketing.

O afastamento social e as medidas de lockdown adotadas em todo o mundo, fez com que mundo digital se tornasse mais explorado e com isso a batalha pela visibilidade online tornou-se ainda mais voraz.

Mais pessoas usando redes sociais é igual a maior dificuldade de interação por duas razões. A primeira, quanto mais usuários uma redes social possui, mais difícil é para o seu algoritmo entregar o conteúdo publicado. E a segunda é que quanto mais pessoas seguimos nessas redes sociais, menos interação faremos, pois queremos consumir o máximo de conteúdo possível, não dando tempo de deixar aquele like.

Facilitado pela dificuldade de entrega, pela agilidade de consumo e influenciado pelo Tik Tok, duas estratégias de conteúdo ganham forma e precisam estar na sua estratégia digital 2021, os microvídeos e o microlearning.

Microvídeos

Microvídeos são vídeos produzidos em segundos ao em cenas, como no Tik Tok ou no recurso reels do Instagram. Até o Iphone 12 já aposta nisso e trouxe em suas novas configurações um aplicativo para fazer esses vídeos.

Engana-se quem acredita que fazer microvídeos basta partir de uma ideia, abrir o reels ou o tik tok e fazer filmagens engraçadas. Assim como qualquer conteúdo, esses vídeos também requerem roteirização e planejamento para que sejam bem executados.

Quando os microvídeos são produzidos apenas para marcar o oportunidade ou porque todo mundo está fazendo, você corre o risco de ficar caricato e produzir um grande problema de imagem para sua marca.

Se sua marca não tem afinidade ou não tem uma voz humorística, não tem porquê você investir nos microvídeos de dublagem, por exemplo. Não é nisso que você precisa se apegar, mas sim no formato micro para transmitir ao seu público a mensagem correta e a imagem adequada de sua marca.

Microlearning

É possível que a familiaridade com a palavra seja menor do que com microvídeo, mas certamente conteúdos nesse formato já foram consumidos por quem utiliza redes sociais com frequência.

Microlearning é uma técnica de aprendizagem utilizada em e-learning e muito bem aproveitada, principalmente, no Instagram. Trata-se daquelas publicações, geralmente em carrossel, que apresentam o conteúdo ao rolar das imagens vez por vez, ponto a ponto até que o aprendizado esteja em sua mente. A técnica facilita a leitura e otimiza o consumo do conteúdo.

Assim como qualquer conteúdo, para utilizar a técnica de microlearning, deve haver planejamento e um escopo prévio para ajudar na construção, uma vez que essa técnica se assemelha a um resumo de pontos relevantes.

A estética do conteúdo também conta no microlearning e ilustrações têm se mostrado grandes aliadas que são úteis não apenas para a produção de seus conteúdos digitais, mas também no processo de ensino.

As estratégias digitais mudam rapidamente e o consumo online também vem se alterando em mesma velocidade. Estar atente às novidades e acompanhar como o seu público se comporta frente a elas é o que abrirá portas para um bom marketing digital para seu negócio.

Sumário

Outros artigos

Acompanhe as novidades

Obtenha estratégias adaptadas às necessidades do seu negócio, projetadas para impulsionar o crescimento da sua marca, aumentar a visibilidade, engajamento e reconhecimento no mercado. Assine nossa newsletter e fique por dentro!