algoritmo do instagram 2021

Algoritmos passam por melhorias e mudanças com frequência bastante e, para estrategistas, profissionais de marketing digital e produtores de conteúdo isso se torna um pesadelo. Algumas apostas de pesquisadores sobre o algoritmo do Instagram apresentam mudanças significativas para 2021.

Em termos técnicos, um algoritmo é o conjunto de regras e procedimentos lógicos que levam à solução de uma problema em um número finito de etapas. Para nós, mortais, o algoritmo é o robô que entrega – ou não – o conteúdo aos seguidores.

Entender como os algoritmos das redes sociais funcionam não é uma tarefa fácil e também não é uma informação aberta pelas plataformas. O fato é que redes sociais diferentes têm regras diferentes para seus algoritmos e o do Instagram é um dos mais instigantes.

O algoritmo do Instagram e a relação com o número de likes

Em 2019, o Instagram ocultou o número de likes dos posts de seus usuários com o objetivo, segundo seus representantes, de deixar o consumo na plataforma mais saudável e mais interessante de fato.

O que ocorre é que, durante muito tempo – desde o início do Facebook – as redes sociais disputam a audiência de seus usuários com base no engajamento e, lá nos primórdios, isso era medido principalmente por número de like.

A corrida pelo post de maior like fez com que os espaços das redes sociais, principalmente do Instagram que essencialmente tem características estritamente visuais, tornassem batalhas a serem vencidas por quem obtivesse maior número de likes e, consequentemente, maior número de seguidores.

Ocorre que, ao ocultar likes dos posts de seus usuários, o Instagram automaticamente mudou as regras de maior relevância para o seu algoritmo e os usuários seguem sem saber como proceder, conduzindo suas estratégias ainda com base em número de seguidor e coração na foto.

O que de fato mudou após a ocultação dos likes

O fator corrida por likes e por followers não é somente culpa dos digitais influencers que ganham dinheiro com base nisso – principalmente aqueles menos populares.

Parte disso também é culpa de pessoas que, por experiências pessoais exitosas e acreditando entenderem como o algoritmo do Instagram funciona, apresentam-se como profissionais de marketing e “vendem” promessas de aumentar a base de followers de usuários da rede social sem a menor estratégia e, muitas vezes, em descumprimento de normas e termo de uso da plataforma.

Não existe mágica ou crescimento exponencial de um dia para o outro que seja verdadeiro - exceto se você conseguiu o fator viral para algum post. O que existe é estratégia e análise de perfil, levando em consideração persona e possível retorno de cliente. Like e número de seguidor não pagam conta, o que paga é cliente.

A questão primordial é que, com sua ocultação, o número de like passa a não ser um fator de relevância para induzir à audiência a gostar, ou não, de uma publicação e o Instagram passa a analisar muito mais o engajamento de um post do que qualquer outra coisa.

O engajamento de uma publicado é medido por uma conta simples que leva em consideração número de interações/alcance vezes 100 para extrair o percentual. Daí, você analisa o seu percentual de engajamento em relação ao alcance que sua publicação teve.

Quanto maior for esse percentual, maior será a entrega do seu conteúdo por parte do algoritmo isso porque ele entenderá que aquele post tem uma aceitação por parte da audiência e, por essa razão, de fato é relevante e interessante.

Como é possível entender com a demonstração do cálculo acima, todas as interações contam e não apenas o número de like, mas algumas delas têm um peso maior na “decisão” do algoritmo do Instagram em entregar seu conteúdo ou não.

O que conta para o algoritmo do Instagram em 2021

Como o rede social passa por mudanças sempre e como a plataforma cresceu muito nos últimos anos aumentando, consideravelmente, a produção de conteúdo no último ano em razão da pandemia, o algoritmo do Instagram prioriza regras específicas para agir.

Cada interação possível na rede social como curtir, comentar, encaminhar, salvar, visitar perfil e clicar no link da bio é levada em consideração na hora da análise do algoritmo.

Vale esclarecer que o objetivo de qualquer rede social é manter o usuário o máximo de tempo possível conectado à plataforma e por isso a análise de engajamento se faz fundamental.

Se o algoritmo entrega ao usuário um conteúdo irrelevante, ele passará menos tempo conectado e demonstrará menos interesse na rede social, passando a utilizá-la cada vez menos.

É por esse motivo que o algoritmo do Instagram prioriza algumas métricas para a análise de seu conteúdo e, até o momento, a mais importante delas é o salvar. Quando um usuário salva um post, para o algoritmo, é sinal máximo de relevância de um conteúdo.

Algumas práticas também são apontadas como benéficas para o algoritmo em 2021. São elas:

  • Produzir posts em carrossel;
  • Usar os recursos de interação dos stories;
  • Utilizar o reels;
  • Deixar CTA’s na imagem;
  • Legendas com palavras-chaves.

Vale esclarecer que nenhuma prática ou hack para melhorar a entrega do seu conteúdo será importante se ele realmente não for relevante para sua audiência. Por isso, antes de partir para a criação de um novo conteúdo levando em consideração os itens deste post, defina sua persona e entenda se você está entregando a ela o que ela espera do seu perfil no Instagram.

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