número de seguidor

Para quem trabalha com marketing digital e redes sociais, receber mensagens de pessoas pedindo dicas sobre como aumentar o número de seguidor nas redes sociais – principalmente no Instagram – é comum, mas por que essa estratégia é prejudicial para o seu negócio é o que vai ser dito nos próximos parágrafos.

Redes sociais são canais de relacionamento que evoluíram tanto ano após ano que hoje, já funcionam como um canal de vendas. Nesses canais, os conteúdos são como os produtos e os feeds como as vitrines.

Se os feeds são as vitrines, as timilines são as ruas e os seguidores as pessoas que por lá passam, quem interage com uma publicação é a pessoa que entra na loja. A questão é que para que essas pessoas possam entrar na loja, elas precisam seguir o perfil e aí começa a batalha pelo seguidor.

Um ponto que geralmente não é levado em consideração é que para uma pessoa interagir com uma publicação, ela – a publicação – precisa ser de grande interesse da pessoa e quando a batalha pelo seguidor não é pelo seguidor qualificado, mas sim por um número, isso se torna uma das piores estratégias que você poderia ter.

As mentiras por trás de “Aumente seus seguidores agora mesmo”

Eu tenho certeza que você já viu passando por sua timeline algum anúncio de um desses “gurus” do marketing prometendo te ensinar a aumentar seus seguidores do dia para a noite. Eu sei que você sentiu vontade ou até mesmo clicou e eu não vou te julgar por isso, os CTA’s (Call to Action, ou seja, chamada para ação que são aquelas frase usadas no final para fazer você clicar no botão abaixo ou arrastar para cima) dessas pessoas são realmente instigantes.

Há pouco tempo eu vi um desses anúncios que prometia crescer um perfil de 0 a 10k de um dia para o outro. Na hora me veio à mente “qual será a mágica?”, mas não existe mágica em se tratando de marketing digital, existe estratégia.

Algumas técnicas usadas por essas pessoas que prometem o aumento exponencial de seguidores vai contra as políticas e termos de uso das redes sociais. O Instagram, por exemplo, por ser uma empresa do grupo Facebook, cada dia mais valoriza as interações entre amigos, numa tentativa de deixar a rede sociais mais prazerosa para o usuário.

O que esses falsos gurus prometem está associado à compra de seguidores, utilização de softwares de automação que, embora não sejam proibidos pelas plataformas, também não são bem vistos, que funciona captando novos seguidores ao passo que recebem unfollow após serem seguidos.

Outros vendem a ideia de que você tem que publicar todos dias, estar quase 100% do seu dia pendurado com seu celular na mão produzindo conteúdos para os seguidores. Porém, convenhamos, se você não é um digital influencer, por que você deixaria sua imagem tão exposta assim?

É fato que frequência de publicação é sim um dos pontos mais importantes em uma estratégia de redes sociais, mas se você só publica para preencher o espaço, você está tendo trabalho e nenhuma recompensa.

Número de seguidor versus entrega do conteúdo

Um dos pontos dos quais você realmente precisa prestar atenção na hora de sua estratégia de rede social é no alcance de suas publicações. O alcance diz respeito à entrega do seu conteúdo e responde à quantas timelines ele passou.

Com o grande número de usuários nas redes sociais, essa entrega fica cada vez mais prejudicada, uma vez que o algoritmo não consegue entregar o conteúdo a 100% dos seguidores de um perfil.

É como se o algoritmo fosse um entregador que todos os dias tivesse uma entrega para fazer ao meio dia e, de repente, no mesmo horário, ele tivesse que atender à 20 ou 30 pessoas diferentes. É claro que algumas pessoas não receberiam sua encomenda.

Hoje, com o forte crescimento de todas as redes sociais durante a pandemia, todos os algoritmos enfrentam esse problema, sendo o Instagram o mais perceptível deles. O que antes correspondia a uma entrega de cerca 70%, hoje é de apenas 30%. O que quero dizer é que somente 30% da sua base de seguidores receberá o seu conteúdo.

O engajamento é o que aumenta alcance

Continue acompanhando a lógica do alcance. Se para qualquer plataforma digital o que importa é manter o usuário conectado maior parte do tempo e o que faz com que o usuário dispense tempo em uma rede social é o conteúdo produzido por quem ele segue, você que de repente começou a seguir uma pessoa pela prática do “sigo de volta”, mas não tem interesse no conteúdo dessa pessoa, vai deixar um like no post?

Vou deixar a pergunta aberta para a reflexão e acredito que você pensará do ponto de vista do produtor de conteúdo usando a lógica do “sigo de volta”. Faça uma breve pausa para analisar e depois siga a leitura.

Para o Instagram, principalmente, o algoritmo capta o interesse das pessoas em uma publicação baseado na interação que ela teve. E para o Instagram, as possibilidades de interações tem pesos diferentes. O like é o que menos conta e o salvar o que mais conta. Isso porque o like pode vir de forma automática, já o salvar só virá baseado no consumo real do conteúdo, o que faz o algoritmo “ter certeza” de que aquele conteúdo foi visto.

Observe no seu perfil as publicações em que você obteve maior interação – que também conhecemos como engajamento – e perceba que elas são as que obtiveram maior alcance.

O raciocínio é lógico e simples: se mais pessoas estão interagindo com essa publicação, significa que ela é boa e então, ela será entregue a mais pessoas porque eu quero que as pessoas fiquem mais tempo aqui na minha plataforma. Se o algoritmo fosse uma pessoa dentro de uma sala de controle, essa seria sua narrativa.

Se o seu seguidor é desqualificado, ou seja, não tem interesse no seu conteúdo, ele não vai interagir com uma publicação e, sendo assim, sua publicação não “chamará a atenção do algoritmo”.

Na lógica do entregador, se eu tenho muitas pessoas desqualificadas para entregar meu produto, isso vai atrapalhar a entrega para aquelas que estão realmente interessadas nele, ou seja, os seguidores qualificados.

Número de seguidor não paga boletos

O que traz retorno em rede social é um seguir que consome seu conteúdo e por essa razão faz contado com você, seja esse conteúdo orgânico ou não, isso não importa. O que importa e deve ser mensurado é quantas pessoas, dessas que estão lhe seguindo, realmente estão convertendo em clientes.

Analisar suas estratégias de redes sociais apenas com base em número de seguidor é uma métrica vaidosa. Embora ela possa, num primeiro momento, chamar a atenção para o seu perfil, ela não trará resultados rentáveis.

Até os influenciadores digitais que prezam e precisam ter um alto número de seguidor por outras razões não devem basear sua estratégia somente nisso, pois marcas mais estruturadas vão pedir seus relatórios de engajamento para calcular se o investimento ali retornará.

Marketing digital é mensurável e trata-se de negócio. Tem como objetivo aumentar as oportunidades de empresas ou marcas fazerem novos negócios. Se essas oportunidades não estão vindo, então sua estratégia está errada.

Ter um grande número de seguidores desqualificados no Instagram é a mesma coisa de ser rico no Banco Imobiliário.

Se você está buscando melhorar as práticas e o retorno do seu perfil no Instagram, não deixe de participar dessa aula online gratuita e ao vivo que acontecerá no dia 1º de março às 19h.

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