o que é posicionamento de marca pessoal

Tecnicamente, o posicionamento de uma marca é posição ocupada por ela na mente no consumidor. Tratando-se de marca pessoal, esse conceito toma outras vertentes ainda mais importantes do que simplesmente a consideração na hora da compra.

Ter uma marca bem posicionada é o desejo de qualquer negócio. Ser lembrada na hora da compra é o que mais motiva as marcas comerciais. Um bom trabalho de branding e de marketing consegue resolver esta questão, mas quando o assunto é marca pessoal outras características entram no jogo.

É o caso do desejo e do objetivo profissional de cada um. Quando um profissional busca por um trabalho de branding pessoal ele quer alcançar algum ponto de sua jornada profissional, mesmo que ele ainda não saiba qual é esse ponto.

A criação de um plano de posicionamento, seja para um profissional autônomo ou para um profissional de carreira, requer a definição exata dos desejos profissionais da pessoa. A partir daí é que se traça o caminho a ser percorrido pela marca, levando em consideração seu propósito, a imagem desejada e, principalmente, sua essência.

Imagem no posicionamento de marca pessoal

A imagem de uma marca é a representação dela percebida pelo consumidor ou pelo cliente, ou seja, é a reputação de uma marca. Em marca pessoal, a imagem tem a ver com comportamento e, consequentemente, com comunicação. 

O trabalho de branding – pessoal ou comercial – segue a lógica do iceberg. É muito comum as pessoas o perceberem apenas como a imagem da marca, mas ele não atua somente na parte visível da marca. Antes da construção de uma imagem de marca, diversos atributos são trabalhados para que então, a imagem, tenha o impacto necessário nos consumidores. 

Entender quem é seu público

Não há como se posicionar sem entender com quem sua marca está se comunicando. Entender a fundo quem são as possíveis pessoas que contratarão seus serviços ou mesmo que serão decisivas para uma promoção dentro de uma empresa é fundamental. 

Com o forte crescimento das estratégias de marketing online e da necessidade de humanização da comunicação entre marcas e público, determiná-lo apenas com base em classe, gênero e idade, por exemplo, é bastante defasado.

Hoje, a determinação do público – conhecida como criação de persona – leva em consideração outros atributos importantes como hábitos de consumo, comportamento, formação familiar, dentre outros. Entender tudo isso, torna a comunicação de sua marca pessoal mais eficiente e o posicionamento mais natural e próspero. 

A comunicação é a chave do sucesso 

Quando uma marca pessoal define qual a imagem quer ter e quem quer atingir com o seu posicionamento, o mais importante para dar forma à estratégia é a comunicação. 

No caso de marcas pessoais, a comunicação analisada não se baseia apenas naquela escrita ou formulada para um produto, mas sim na comunicação interpessoal. É por isso que entender qual é a voz e o tom da sua marca é tão importante no processo de posicionamento pessoal.

Voz e tom de marca referem-se à maneira como você transmite uma informação. Tem a ver com a escolha de como a marca se comunica, utilizando atributos de entonação, ritmo de fala e postura, por exemplo.

Faça um teste rápido e verifique se você utiliza jargões ou gírias em sua comunicação, se sua fala é mais doce e suave ou mais acelerada e firme. Tudo isso vai impactar a maneira como o seu público recebe a sua comunicação e está diretamente relacionado ao posicionamento de sua marca pessoal.

Alinhar identidade, imagem e comunicação ao seu público é o segredo para criar um posicionamento de marca pessoal concreto e possível de ser mantido por você.

Se você se interessou por voz e tom de marca, eu liberei o capítulo “Os arquétipos e a voz da sua marca” do meu ebook Acelere sua marca pessoal para sua leitura. Aproveite que é por tempo limitado. 

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