Branding, em sua essência, é gestão de marca. Um trabalho que cuida de toda a percepção da marca pelo público e assim organiza seu posicionamento e sua reputação. Em contexto pessoal – branding pessoal – esse trabalho é importante para ajudar profissionais a alcançarem suas posições desejadas no mercado de trabalho.
O conceito de marca é bastante difundido pelo marketing e tem uma relação direta com valor. Valor, que por sua vez, não está atribuído ao preço que se paga por um produto ou por um serviço, mas sim ao que o consumidor percebe ao adquiri-lo. O valor de uma marca pode, muitas vezes, ser percebido por seu posicionamento.
Posicionamento de marca é, tecnicamente, o lugar que ela ocupa na mente do consumidor. No entanto, essa definição não é o bastante para explicar a importância de mapear um posicionamento e entender como conquistar o objetivo esperado.
Hoje, o posicionamento tem relação direta com a comunicação de uma marca, pois em termos mais atuais, posicionamento de marca significa responder – em ações – como você gostaria que sua marca fosse percebida pela audiência. E é aí que entra o poderoso trabalho de branding.
O posicionamento da marca, muitas vezes, é decisivo para a compra de seu produto ou de seu serviço e quando essa marca é pessoal, a maneira como você se posiciona é decisiva para sua contratação em uma empresa ou mesmo para a aquisição de clientes.
A percepção como marca
Para que uma marca alcance sua posição e percepção desejadas na mente do consumidor, é necessário fazer um grande estudo que passará pela identificação de características e atributos da marca, bem como pela necessidade de seu público alvo.
É muito comum que profissionais autônomos queiram promover seus trabalhos em plataformas online, como as redes sociais, mas não se percebem como marcas. Isso é um grande erro.
Esse também é um dos erros dos profissionais de carreira dentro das organizações, não entenderem que a maneira como eles se posicionam dentro da empresa pode ser decisiva para uma promoção ou mesmo para sua permanência no quadro de funcionários daquela organização.
Entender que todos somos marcas é um dos pontos mais importantes para conquistar um objetivo profissional. A partir do momento que você se enxerga como uma marca, vai entender o poder de suas ações, de sua comunicação e de seu comportamento. E tudo isso passa a ser importante porque isso está diretamente ligado à reputação da marca, ou seja, à sua reputação.
Por que contar com um profissional de branding pessoal?
Grandes CEOs, celebridades e blogueiros, por exemplo, têm uma equipe que gerencia sua imagem. Geralmente, o empresário busca por essa equipe, mas por que isso é feito? Porque uma crise de imagem pode fazer suas carreiras terminarem.
Imagem, em marca, é a maneira como o público te vê, ou seja, pode ser definida como reputação. Em marca pessoal ela tem muito mais a ver com comportamento do que com atributos físicos.
Algumas celebridades como o apresentador Luciano Huck, por exemplo, tem um determinado número de propagandas do qual ele anuncia um produto durante o ano. Isso não tem a ver com tempo ou agenda, isso tem a ver com a desvalorização de sua imagem quando ela é vista o tempo todo na TV ou em outros veículos.
E se Luciano Huck se preocupa em gerenciar sua imagem, por que você não se preocuparia?
As redes sociais, em especial o Instagram, parecem querer que a superexposição de sua imagem aconteça a qualquer custo, incentivando stories do momento que você acorda até a hora de ir dormir. Isso pode trazer benefícios para um blogueiro, por exemplo, porém, pode ser totalmente incoerente com os objetivos de marca de outra pessoa. Identificar o plano de ação é um dos grandes trabalhos do branding pessoal.
A escolha de um plano de posicionamento ou mesmo de ação para uma marca pessoal, não depende apenas do desejo e dos interesses particulares da pessoa, depende também do público e da percepção que você deseja que ele tenha de sua marca.
É sobre isso que trata o branding pessoal. Ele cuidada do caminho a ser traçado por uma marca pessoal a fim de conquistar seu objetivo estabelecido que sempre terá como finalidade a construção e a preservação da reputação de sua marca.